Futebol Online :: Futebol da Superliga em destaque
Futebol Online
globet.com - the better you bet!

terça-feira, julho 06, 2004


A Armada Nacional - Maniche, Ricardo Carvalho e Cia





Conforme prometido aqui fica a apreciação da participação de cada um dos jogadores da selecção nacional ao longo desta fabulosa campanha de Euro2004. A cada jogador encontra-se anexo o total de pontos atribuidos aqui no Futebol Online ao longo da competição e a média por jogo.

Maniche - O mais valioso (49 pontos; média 8.2)

De ilustre dispensado a convocado à última da hora, acaba por ser com alguma surpresa que joga a titular nos 6 jogos e encontrando-se entre os jogadores mais utilizados. Foi o mais regular, a par de Ricardo Carvalho, e no computo geral o jogador mais valioso. Sempre a servir de charneira no meio-campo para a circulação da bola soube fazer o trabalho defensivo de recuperação de bola e o trabalho de ataque inclusivé dentro da área ao melhor estilo de um ponta-de-lança. Rematador, viría a realizar um dos melhores golos do Euro num fenomenal remate de longa distância indefensável para Van der Sar. A Europa já reconheceu o seu valor...

Estatísticas: 6 Jogos, 567 minutos, 2 golos, 16 remates, 317 passes, 12 desarmes.


Ricardo Carvalho - Expoente Máximo (45 pontos; média 9.0)

Ausente no primeiro jogo, Ricardo Carvalho entraría frente à Rússia para não mais sair. Para uns o melhor da Europa, para outros o melhor defesa central do Mundo mesmo. O Expoente Máximo da qualidade que tínhamos para oferecer neste Euro. Jogador muito madura, ultra-concentrado, tem qualidade para dar e vender ao ponto de fazer de tudo na defesa desde marcação directa até à dobra dos seus colegas já para não falar de quando faz de lateral. Quando é preciso sabe sair com a bola e empurrar a equipa à sua frente, forte no jogo de cabeça e capaz de remates perigosos. Muito preciso nos cortes, raramente faz falta. Numa posição pouco mediática, Ricardo Carvalho contudo não passa despercebido a ninguém.

Estatísticas: 5 Jogos, 480 minutos, 3 remates, 171 passes, 19 desarmes, 2 cartões amarelos.


Os Restantes...

Deco (46 pontos; média 7.7)

O mágico acusou o desgaste físico nos dois últimos jogos. Tirando isso, foi um jogador determinante em todos os jogos e um dos grandes responsáveis pela maior coesão e entrosamento da selecção nacional. Grande polivalência, é um criativo que tanto ataque como faz trabalho defensivo, muitas vezes numa zona muito avançada do terreno.

Estatísticas: 6 Jogos, 524 minutos, 19 remates, 2 assistências, 296 passes, 27 desarmes, 2 cartões amarelos.


Jorge Andrade (46 pontos; média 7.7)

Muito regular e seguro, esteve ao seu nível praticamente o tempo todo. Um dos melhores centrais europeus, faz com Ricardo Carvalho uma parelha de luxo na defesa. Saiu do Euro sem qualquer amarelo o que é notável para a posição que ocupa e tendo sido utilizado a totalidade do tempo.

Estatísticas: 6 Jogos, 570 minutos, 2 remates, 219 passes, 25 desarmes.


Figo (44 pontos; média 7.3)

O expoente máximo da geração de ouro esteve em grande nível no Euro2004. Acusou algum desgaste o que lhe custou alguma irregularidade nas exibições, umas mais conseguidas outras nem tanto. Muito lutador e ainda tremendamente valioso nos dias sim. Pecadilho: faz cara feia quando é substituído.

Estatísticas: 6 Jogos, 501 minutos, 17 remates, 1 assistência, 213 passes, 6 desarmes, 1 cartão amarelo.


Cristiano Ronaldo (44 pontos; média 7.3)

Ilustre representante da nova geração que aí vem foi uma grande surpresa em determinados aspectos, nomeadamente no capítulo defensivo. Pecadilho: é ainda demasiado individualista.

Estatísticas: 6 Jogos, 418 minutos, 2 golos, 14 remates, 2 assistências, 129 passes, 12 desarmes, 1 cartão amarelo.

Ricardo (43 pontos; média 7.2)

Entrada nervosa frente à Grécia igual ao Ricardo da Super-Liga, essa sería uma imagem para rapidamente esquecer. Acabou por superar largamente as expectativas e no auge atinge o estatuto de herói no épico jogo contra a Inglaterra, resolvido nas penalidades com os punhos (a defender) e os pés (a marcar).

Estatísticas: 6 Jogos, 570 minutos, 6 golos sofridos, 10 defesas, 103 passes, 2 desarmes.

Costinha (40 pontos; média 6.7)

Uns furos abaixo daquilo que é capaz, o Costinha que conhecemos só apareceu a espaços. Irregular neste Euro, deu para vislumbrar o grande jogador que é nos bons momentos de forma.

Estatísticas: 6 Jogos, 459 minutos, 5 remates, 187 passes, 19 desarmes, 3 cartões amarelos.


Nuno Valente (38 pontos; média 7.6)

Outro ausente do primeiro jogo tomou o lugar para não mais o largar nos 5 restantes desafios. Jogador sub-valorizado, o que lhe falta em velocidade tem-no em capacidade de antecipação e em visão de jogo. Cheirou o golo e dois grandes remates que fez, um deles a obrigar o guarda-redes russo a uma defesa complicada.

Estatísticas: 5 Jogos, 480 minutos, 2 remates, 238 passes, 21 desarmes, 2 cartões amarelos.


Miguel (35 pontos; média 7.0)

Igualmente ausente do primeirou jogo tomou a titularidade que lhe foi indiscutivelmente merecida. Teve grandes momentos e também ele cheirou o golo com remates muito perigosos à entrada da área e em velocidade, ao seu estilo. Demonstrou que sabe defender melhor do que dizem. Pecadilho: na final, após a lesão, o querer foi mais forte e não pensou no grupo tanto quanto devía.

Estatísticas: 5 Jogos, 392 minutos, 4 remates, 2 assistências, 176 passes, 20 desarmes.


Nuno Gomes (35 pontos; média 5.8)

Utilizado em todos os jogos, a verdade é que no computo geral a presença de Nuno Gomes foi pobre. Determinante num jogo apenas, contra a Espanha, marcou um único golo. Esteve bem no entendimento com a equipa mas ele entrava para... ponta-de-lança. Nos cruzamentos para a área normalmente nem lá estava!

Estatísticas: 6 Jogos, 252 minutos, 1 golo, 11 remates, 58 passes, 1 desarme, 1 cartão amarelo.


Pauleta (27 pontos; média 5.4)

Primeira opção em todos os jogos em que pode jogar, Pauleta quase marcou vários golos. Mas não se ganham jogos com quase golos e mesmo esses não foram muitos. Foi praticamente um jogador ausente e não esteve inspirado para grande infelicidade nossa, apesar de sabermos que se trata de um grande ponta-de-lança.

Estatísticas: 5 Jogos, 342 minutos, 4 remates, 41 passes, 1 desarme, 2 cartões amarelos.


Rui Costa (26 pontos; média 6.5)

A despedida do Número 10. Entrou mal, apagado, frente à Grécia e deu a volta por cima. A partir daí nunca mais foi titular mas as suas entradas a partir do banco foram sempre conseguidas tendo ficado a sensação de que afinal, podía ter jogado mais minutos. Apesar de tudo despede-se de forma honrosa e com um golo de levantar o estádio frente à Inglaterra. Um dos melhores da sua carreira...

Estatísticas: 4 Jogos, 144 minutos, 2 golos, 9 remates, 110 passes, 4.


Simão Sabrosa (19 pontos; média 6.3)

Não chegou ao Euro em grande forma. No entanto, deu o seu melhor sempre que esteve em campo e a sua participação acaba por ser positiva. Principalmente no jogo contra a Inglaterra. A reviravolta nesse jogo passa por ele!

Estatísticas: 3 Jogos, 166 minutos, 4 remates, 1 assistência, 45 passes, 1 desarme.


Fernando Couto (17 pontos; média 5.7)

Chegou ao Euro como titular indiscutível mas o estatuto durou apenas um jogo. Voltou a entrar apenas mais alguns minutos em dois outros jogos para segurar resultados. A explicação é simples: Ricardo Carvalho.

Estatísticas: 3 Jogos, 98 minutos, 48 passes, 2 desarmes.


Petit (15 pontos; média 7.5)

Enrtou em dois jogos para reequilibrar o meio campo e reforçar a capacidade defensiva, isto é, para segurar os resultados. E cumpriu bem as suas funções nos dois jogos que entrou. Com jogadores bem mais polivalentes como Costinha e Maniche foi difícil a Petit jogar mais minutos.

Estatísticas: 2 Jogos, 35 minutos, 10 passes, 1 desarme.


Paulo Ferreira (11 pontos; média 6.5)

Chegou ao Euro num mau momento de forma. Um mau passe comprometeu o primeiro jogo e custou-lhe a titularidade. O máximo que fez foi jogar q.b. Mas dele esperava-se mais, muito mais.

Estatísticas: 2 Jogos, 137 minutos, 81 passes, 6 desarmes.


Helder Postiga (9 pontos; média 9.0)

Jogou apenas 45 minutos, fez 3 remates dos quais um resultou em golo. Além disso marcou o melhor penalty do Euro. Apenas podemos sonhar com o que podería ter feito caso lhe tivessem sido dadas mais oportunidades!

Estatísticas: 1 Jogo, 45 minutos, 1 golos, 3 remates, 13 passes, 1 desarme.


Rui Jorge (4 pontos; média 4.0)

De todos quantos chegaram a entrar em campo, a prestação mais pobre. Não há muito a dizer sobre o que Rui Jorge fez...

Estatísticas: 1 Jogo, 90 minutos, 49 passes, 2 desarmes.



No geral, os nossos rapazes tiveram uma participação gloriosa. É certo que não arrecadaram o «caneco» mas sempre obtiveram o melhor resultado de sempre e fizeram-nos sonhar. Os jogos contra a Espanha e, principalmente contra a Inglaterra, foram memoráveis e pontos altos do nosso Futebol!

Fica para a história aquela vez que quase chegamos lá!... Foi em 2004!


globet.com - the better you bet!

Mercados Financeiros Portal de Bolsa
Forum de Bolsa
Portal de Bolsa
Links de Bolsa
Inforgalia Computadores
Caldeirao de Bolsa